Qual o melhor cartão de crédito ?

Antes de darmos nossa opinião sobre qual o melhor cartão de crédito, é interessante conhecer as diferenças entre eles. Existem basicamente dois tipos de cartões, os pré-pagos e os pós-pagos.

O cartões pós-pagos podem ter várias categorias, e de acordo com o perfil do cliente, as instituições autorizadas a emitir estes cartões fazem uma análise do solicitante e oferecem o cartão mais adequado ao mesmo.

Black, platinum, gold... São muitas as opções, mas será que você precisa de uma cartão topo de linha? A resposta depende de como você pretende usar o cartão. Caso utilize bastante o cartão e tenha como o objetivo acumular pontos ou milhas, as melhores opções serão a versões black ou platinum, que normalmente pontuam mais que outras categorias. Mas lembre-se, que cada emissor (banco) pode definir suas próprias regras de pontuação, ou seja, cartões do tipo black, podem pontuar de forma diferente quando emitidos por instituições financeiras diferentes, ou para lhe deixar mais confuso ainda há cartões black que pontuam diferente sendo emitidos pela mesma instituição!

O banco Santander por exemplo, possui mais de 4 opções de cartões black, o melhor deles (maior pontuação por dólar gasto) só é oferecido a clientes do segmento private, ou seja, você vai precisar pesquisar bastante e claro, estar inserido nos requisitos necessários para solicitar tal cartão, portanto antes de solicitar seu cartão, consulte o quanto o mesmo lhe custará, e quais benefícios reais e lhe dará em retorno.

Cartões top de linha como o black, lhe dá uma série de benefícios como acesso a salas vip em aeroportos ao redor do mundo, viaja muito? é uma ótima pedida! Também possuem em sua maioria atendimento diferenciado e exclusivo, como consierge disponível 24 hrs, que podem lhe ajudar a fazer reservas em shows, hotéis e restaurantes por exemplo, mais uma vez estes serviços podem variar de um emissor para outro, também são de certa forma, um símbolo de que você chegou lá no topo! Vale a pena? Talvez, se você viaja bastante, e tem interesse em serviços como os mencionados acima, sim! Mas lembre-se tem um custo, a anuidade de cartões black já estão próximas de R$ 1.000,00, isso só para tê-lo em sua carteira.

Se você é uma pessoa que busca bons benefícios à um custo mais baixo, a versão platinum pode lhe atender muito bem, terá um custo menor de manutenção e em sua maioria bons serviços também, além de ter uma aprovação mais fácil! O cartão platinum é a porta de entrada para o black, que é muito restrito, mas se você estiver mirando no mesmo, e não tiver renda para isso, inicie um relacionamento com sua instituição financeira através de um platinum, ou gold. Acesse aqui um post sobre como conseguir seu cartão black!

E os pré-pagos, para que servem afinal? Cartões pré-pagos possuem inúmeras utilidades, e vamos explicar um pouco melhor cada uma delas!

Estes cartões são muito utilizados por viajantes, turistas! e o motivo é simples, não há surpresa no orçamento. É ótimo ter crédito, mas também uma grande responsabilidade, pois naquela viagem dos sonhos você pode se descontrolar e gastar mais do que pretendia, e terá que pagar a fatura, que terá além dos gastos, a conversão de moedas (spread) e também o imposto IOF de 6,38%. E vai doer! com a versão pré-paga você irá recarregar o cartão com um determinado valor, e não poderá gastar mais do que o saldo do cartão, ou seja, sem surpresas ao final da sua viagem.

Outro ponto positivo com relação ao pré-pago é a segurança, turistas são infelizmente as vítimas favoritas em outros países, pois estão em um momento de lazer e descontração, e não estão alertas para muitos perigos como a cobrança indevida (confusão devido a conversão da moeda), e ou troca de cartão. Um cartão de crédito pós-pago como um black, pode ser uma chamariz para oportunistas de plantão, que podem confundir o usuário, lhe cobrando dez ou vinte vezes mais por um produto sem que você perceba a tempo. Também não é adequado usar um cartão black ou até mesmo platinum em alguns locais, como feiras de rua, mercados de pulgas e outros do tipo, você pode estar colocando um alvo nas suas costas... Ao usar um cartão pré-pago, você limitará sua perda (se houver) ao valor recarregado no cartão, ou seja, de certa forma você não terá contas surpresas para pagar no fim do mês!

Comprando no exterior via internet? vai de pré-pago e saiba o quanto vai lhe custar aquela compra antecipadamente, pois diferente do pós-pago, compras com o cartão pré são livres de surpresas cambiais, uma vez que seu cartão já está carregado na moeda que você usará para realizar sua compra.

E tem mais! um cartão pré-pago pode ser recarregado por amigos ou familiares em caso de emergência, sendo assim, caso você esteja no exterior e precise de mais dinheiro poderá pedir que algum amigo ou parente faça a recarga no seu cartão, e você terá o dinheiro disponível em alguns minutos, também da mesma forma é uma ótima ferramenta para estudantes que estão no exterior, pois os pais poderão fazer recargas regulares no cartão do seus filhos, controlando gastos e permitindo acesso a recursos extras se necessário.

Não se convenceu ainda? compare então os custos de aquisição de um cartão pré-pago com um pós-pago, ambos possuem um custo de 6,38% de IOF, para compras em moedas estrangeiras e ou recargas de moedas estrangeiras no caso do pré-pago, mas o spread (ganho do banco na conversão de moedas) é sabido previamente no pré-pago, enquanto no pós-pago só no fechamento da fatura, e acompanhará a flutuação cambial. Também há o custo de manutenção do cartão, normalmente bem inferior no cartão pré-pago quando comparado a um cartão platinum ou black.

 

 


Mastercard

Mastercard

Peça seu cartão de crédito mastercard*, cartão internacional com suporte 24 Hrs em qualquer lugar do mundo. Perfeito para viagens de lazer ou trabalho, além compras internacionais. E o melhor de tudo, acumule milhas para suas póximas viagens!

*Sujeito a aprovação de crédito.

Aviso

Ao usar nosso site você concorda com nossos termos de serviço. As cotações e demais ferramentas disponibilizadas para os visitantes do nosso site www.exchange.com.br, são apenas para informação, e não devem ser utilizadas para tomada de decisões de compra, venda ou troca de moedas estrangeiras.

O mercado de forex é considerado de alto risco, e não é apropriado para qualquer pessoa. É importante ao decidir investir no mesmo, ter conhecimento sobre os riscos envolvidos, sabendo-se da possibilidade de total perda dos fundos investidos.